Treme-Treme 2.1: Improving a Game for Children Awareness of Seismic Phenomena

Ano:

2021

Estado:

Finalizada

Autores:

Inês Sofia Costa de Carvalho Batina

Orientadores:

Sumário

As crianças são uma das faixas etárias mais afetadas por catástrofes naturais. Portanto, é extremamente importante ensinar-lhes o que fazer, em caso de perigo, para se protegerem. Com esse objetivo em mente surgiu o Treme-Treme, um jogo sério que visa educar crianças em idade escolar sobre como se comportar antes, durante e após a ocorrência de um terramoto e/ou tsunami. O jogo foi desenvolvido pela primeira vez em 2014 em parceria entre os Departamentos de Engenharia Civil e Engenharia Informática, para o projeto europeu Urban Disaster Prevention Strategies using Macroseismic Fields and Fault Sources. À medida que o jogo continuava a ser usado, tornou-se evidente, no início de 2018, que algumas mudanças eram necessárias, não apenas para acompanhar as novas tecnologias web e móveis, mas também para melhorar alguns dos recursos já existentes. No entanto, esta reestruturação não foi concluída, e como este jogo ainda se encontra em utilização em várias escolas, foi importante completar todas as alterações para fornecer todos os elementos aos alunos. Assim, este trabalho vem como seguimento do anterior, onde foram migrados todos os níveis que faltavam para a nova plataforma e realizadas varias alterações na estrutura e no funcionamento do jogo pré-existente. Para além de concluir a reestruturação, deste trabalho resultou também um mecanismos de monitorização à distância do desempenho, que oferece aos investigadores/responsáveis pelo projeto, informações quer do jogo, quer do jogador e ainda do alcance a nível nacional e internacional.