Ensino

O LabJogos oferece 6 disciplinas na Especialização em Jogos no Técnico Lisboa e contém várias Teses de Mestrado e projectos de investigação na área de Jogos e Experiências Interactivas.

Também promove a criação de equipas multidisciplinares. Tal é feito com uma antiga parceria (2013) com belas-artes (Escola de artes de ULisboa), permitindo a criação de projectos com maior qualidade juntando programadores e artistas deste dois institutos. Mais recentemente (2019) ligações foram criadas com a Licenciatura em Engenharia de Gestão Industrial , permitindo não só a criação de um jogo como também a exploração do seu impacto no mercado.

Disciplinas

Inteligência Artificial para Jogos

Reconhecer as diferenças entre a IA tradicional e aplicação de técnicas de IA ao desenvolvimento de Jogos de Computador, onde outros factores como a jogabilidade são mais importantes que a inteligência do adversário. Conhecer os problemas práticos do desenvolvimento de IA para Jogos de Computador, bem como as diferentes vertentes das técnicas aplicadas em Jogos de Computador comerciais. Saber desenhar e construir um sistema de IA para um jogo de computador, qualquer que seja o seu estilo: acção, desporto, estratégia, narrativa, etc.

Agentes Autónomos e Sistemas Multi-Agente

Adquirir noções gerais de agentes e sistemas multi-agente; saber identificar e classificar agentes e ambientes, de acordo com diferentes propriedades. Saber desenvolver sistemas complexos e de diferentes áreas de aplicação, usando uma metodologia orientada a agentes. Saber especificar uma sociedade de agentes para a resolução de um problema concreto. Ter a capacidade de conceber agentes com arquiteturas reativas, deliberativas e híbridas. Ter a capacidade de criar sociedades de agentes que comunicam, de uma forma prática, usando linguagens e plataformas adequadas.

Computação Gráfica para Jogos

Computação gráfica para jogos cobre aspetos teóricos e práticos do desenvolvimento de motores gráficos para videojogos (game engines). Aborda os diferentes subsistemas presentes num motor de jogo, incluindo, entre outros, subsistemas de rasterização, animação de personagens, e físicos, e discute a articulação necessária entre os vários subsistemas para suportar o desenvolvimento de jogabilidade. Após a frequência desta disciplina, os alunos deverão compreender como funciona um motor gráfico moderno e serem capazes de desenvolver os seus próprios motores gráficos para jogos.

Design de Jogos

Esta disciplina permite ao aluno adquirir capacidades para concepção de uma experiência de jogo e desenvolvimento de protótipos que realizem essa experiência. As capacidades são desenvolvidas fomentando a discussão sobre o que é um jogo, quais são os seus constituintes e qual a relação do jogo com os seus jogadores (tendo em conta as suas diferenças). O aluno desenvolve o seu trabalho com base em documentos de design e construção de protótipos.

Metodologia de Desenvolvimento de Jogos

Dar ao alunos uma visão geral das diferentes metodologias e tecnologias envolvida no desenvolvimento de videojogos discutindo as principais questões de cada uma delas. Dotar os alunos de ferramentas e técnicas para desenvolver interfaces de videojogos tendo especial atenção aos modos de controlo usados. Dotar os alunos de capacidade de reflecção sobre a jogabilidade e a experiência do jogador seguindo uma perspectiva de modelação conceptual juntamente com uma perspectiva empírica de realização de testes com jogadores. Salientar processos de exploração da experiência na perspectiva do jogador.

Produção de Conteúdos Multimédia

Conhecer os vários tipos de informação multimédia e como os manipular para a produção de conteúdos. Reconhecer as características de um processo de Produção de Conteúdos Multimédia. Entender os constrangimentos tecnológicos que se colocam na Produção, nomeadamente nos aspetos de captura, codificação, processamento e visualização dos vários media. Conhecer os vários tipos de ferramentas de autoria disponíveis. Produzir conteúdos Multimédia; Conhecer os vários contextos em que o multimédia por ser consumido, com ênfase em aspectos de rede (requisitos de largura de banda, tempo de latência, sincronização, etc.) e dispositivos móveis. Introduzir algumas formas avançadas de utilização de multimédia como a modelação procedimental, arte generativa e realidade aumentada. Aplicar métodos eficientes de pesquisa de informação multimédia baseada no conteúdo.

Teses

Adding User Modelling to a Serious Game The Methodology behind "My Dream Theatre"

  • João Santos Tiple
  • Carlos Martinho (Orientador)
  • Ana Maria Severino de Almeida e Paiva (Orientador)
  • 2013
  • Finalizada
  • gamification
  • serious-game
  • pcg
  • siren

Throughout the centuries education has evolved due to economical and cultural changes, leading to more complex requirements regarding societies needs. In the last decade gamification and incentive-centered design have been hot topics regarding the game and application industry in general. More recently, they have began being applied in medicine such as medical training, proper usage of medication, psychology evaluation and counselling. In the same context, the SIREN project aims to improve children's' conflict resolution capabilities in order to give them tools to better handle certain situations. This is done by giving them an open, friendly and safe environment to learn about conflict. The goal of this thesis is to improve a particular game of the SIREN project, "My Dream Theatre", making it an Intelligent Tutoring System. This is done with gamification techniques and procedural content generation, in order to better adapt the game during runtime and deliver a better and more personalized learning experience. The methodology applied to transform "My Dream Theatre" into an Intelligent Tutoring System and the conclusions and results drawn by this process are described in this document.

EcoLogic: Educational Digital Game for Teaching Domestic Ecology

  • Carolina Manso Soares Torres
  • Rui Prada (Orientador)
  • 2008
  • Finalizada
  • learning
  • ecology
  • educational-games
  • guidelines

The world and its environment are suffering tremendous changes which result in a large impact on the current societie's way of life. Future generations, which will suffer the consequences of these changes, should be taught about what they can do to help prevent further disaster. Computers and games conquered their space in many homes and kids spend hours playing computer games. This work proposes a model for creating a computer game to teach children ecological behavior. This model is based on learning theories and educational game development best practices. To do this we discuss the learning process, educational games, and digital educational game design and look through several educational games. This study resulted in a group of guidelines to develop digital educational games for children. From applying these guidelines and gathering them with research on what ecological subjects should be taught and how, resulted a conceptual model of an educational game for teaching children about ecological behaviors. Furthermore, we created EcoLogic, a game that applies the conceptual model, and a framework for developing this sort of games. Conclusions show that most of the educational games could be improved by following the guidelines presented in this work and that these are a good starting tool for creating educational games and allow creating a vast sort of educational games. Moreover, they show that the model is easy to be followed, presents a clear view of the game and is adapted to the educational purpose.