Disciplinas
Inteligência Artificial para Jogos
Reconhecer as diferenças entre a IA tradicional e aplicação de técnicas de IA ao desenvolvimento de Jogos de Computador, onde outros factores como a jogabilidade são mais importantes que a inteligência do adversário. Conhecer os problemas práticos do desenvolvimento de IA para Jogos de Computador, bem como as diferentes vertentes das técnicas aplicadas em Jogos de Computador comerciais. Saber desenhar e construir um sistema de IA para um jogo de computador, qualquer que seja o seu estilo: acção, desporto, estratégia, narrativa, etc.
Agentes Autónomos e Sistemas Multi-Agente
Adquirir noções gerais de agentes e sistemas multi-agente; saber identificar e classificar agentes e ambientes, de acordo com diferentes propriedades. Saber desenvolver sistemas complexos e de diferentes áreas de aplicação, usando uma metodologia orientada a agentes. Saber especificar uma sociedade de agentes para a resolução de um problema concreto. Ter a capacidade de conceber agentes com arquiteturas reativas, deliberativas e híbridas. Ter a capacidade de criar sociedades de agentes que comunicam, de uma forma prática, usando linguagens e plataformas adequadas.
Computação Gráfica para Jogos
Computação gráfica para jogos cobre aspetos teóricos e práticos do desenvolvimento de motores gráficos para videojogos (game engines). Aborda os diferentes subsistemas presentes num motor de jogo, incluindo, entre outros, subsistemas de rasterização, animação de personagens, e físicos, e discute a articulação necessária entre os vários subsistemas para suportar o desenvolvimento de jogabilidade. Após a frequência desta disciplina, os alunos deverão compreender como funciona um motor gráfico moderno e serem capazes de desenvolver os seus próprios motores gráficos para jogos.
Design de Jogos
Esta disciplina permite ao aluno adquirir capacidades para concepção de uma experiência de jogo e desenvolvimento de protótipos que realizem essa experiência. As capacidades são desenvolvidas fomentando a discussão sobre o que é um jogo, quais são os seus constituintes e qual a relação do jogo com os seus jogadores (tendo em conta as suas diferenças). O aluno desenvolve o seu trabalho com base em documentos de design e construção de protótipos.
Metodologia de Desenvolvimento de Jogos
Dar ao alunos uma visão geral das diferentes metodologias e tecnologias envolvida no desenvolvimento de videojogos discutindo as principais questões de cada uma delas. Dotar os alunos de ferramentas e técnicas para desenvolver interfaces de videojogos tendo especial atenção aos modos de controlo usados. Dotar os alunos de capacidade de reflecção sobre a jogabilidade e a experiência do jogador seguindo uma perspectiva de modelação conceptual juntamente com uma perspectiva empírica de realização de testes com jogadores. Salientar processos de exploração da experiência na perspectiva do jogador.
Produção de Conteúdos Multimédia
Conhecer os vários tipos de informação multimédia e como os manipular para a produção de conteúdos. Reconhecer as características de um processo de Produção de Conteúdos Multimédia. Entender os constrangimentos tecnológicos que se colocam na Produção, nomeadamente nos aspetos de captura, codificação, processamento e visualização dos vários media. Conhecer os vários tipos de ferramentas de autoria disponíveis. Produzir conteúdos Multimédia; Conhecer os vários contextos em que o multimédia por ser consumido, com ênfase em aspectos de rede (requisitos de largura de banda, tempo de latência, sincronização, etc.) e dispositivos móveis. Introduzir algumas formas avançadas de utilização de multimédia como a modelação procedimental, arte generativa e realidade aumentada. Aplicar métodos eficientes de pesquisa de informação multimédia baseada no conteúdo.
Teses
Supporting autism therapy through an Immersive Virtual Reality Game
As crianças com autismo enfrentam imensos desafios. A logística necessária para tratar os seus problemas é cara e de difícil acesso às suas famílias. Enquanto que muitos jogos e sistemas virtuais têm sido amplamente utilizados em diferentes tipos de doenças, apenas alguns são dirigidos às particularidades do autismo. Neste trabalho, propomos a concepção de um jogo em realidade virtual que tem como objectivo fornecer uma experiência de relaxamento a crianças com autismo. Após revermos o actual estado da arte e entendermos os desafios subjacentes à concepção de tal sistema, detalhamos a arquitectura, destacando os principais componentes que apoiam as terapias para autismo promovendo uma experiência envolvente, como foi implementado e qual o nosso plano para avaliá-lo.
Jogo de realidade aumentada para o Museu Faraday
Tirando partido das tecnologias de realidade aumentada esta dissertação por projeto descreve uma solução para melhorar a interação humano-máquina nos museus. Em exposições tradicionais as pessoas raramente têm a possibilidade de manipular objetos ou, quando isto é possível, fazem isso com restrições. Os museus podem usar tecnologias de realidade aumentada com mais frequência de forma lúdica para melhorar a interação e oferecer novos conteúdos entre os seus públicos. Neste contexto, este projeto foi criado para o Museu Faraday (FM) no Instituto Superior Técnico em Lisboa. A fim de aumentar a interação dentro e fora das exposições deste museu criou-se e desenvolveu-se um jogo, com o título Extended Play at Faraday Museum, que usa as tecnologias de realidade aumentada para potenciar um conhecimento mais alargado dos objetos presentes na coleção do museu. Usando esta aplicação o jogador tem acesso a novos conteúdos sobre artefactos reais e pode interagir com réplicas digitais das peças originais. A partir da questão de investigação principal: Pode um jogo de realidade aumentada e a interação humano-máquina melhorar o interesse do jogador pelos artefactos presentes em espaços museológicos? O objetivo desta pesquisa pretende fornecer experiências de interação em museus questionando a relação entre jogadores e objetos para melhor se compreender se as pessoas se conectam mais profundamente com o conteúdo disponível e aprendem através do processo de interação com conteúdo digital aumentado.