LINA: A Serious Game To Help Children Improve Social Relations With Their Peers

Ano:

2019

Estado:

Finalizada

Autores:

Diogo Filipe Domingos dos Santos Martins

Orientadores:

Sumário

Crianças com problemas no desenvolvimento da socialização antes de sua adolescência podem se tornar socialmente isoladas, levando à baixa auto-estima e à alienação social, que possivelmente se podem transformar em problemas psicológicos mais sérios na vida adulta. Neste documento apresentamos a implementação de um Jogo Sério, LINA, que utiliza a Teoria de Contacto para ajudar crianças pré-adolescentes a melhorar as relações com os seus pares. Em LINA, os jogadores, crianças de 10 a 12 anos, tentarão descobrir o que é que aconteceu à sua colega desaparecida - a Lina - e a sua história através da descoberta de pistas de realidade aumentada e da superação cooperativa de desafios apresentados. Este documento especifica o conceito do jogo, a metodologia e a implementação de um protótipo digital para demonstração. Também avalia o protótipo quanto à sua usabilidade, prazer e interesse pelos jogadores. A avaliação conduzida determinou que os jogadores acham a jogabilidade e a história divertidas e estão interessados ​​em jogar mais do jogo. O trabalho futuro envolve a revisão deste primeiro protótipo com o feedback da sessão de avaliação, o desenvolvimento de novos desafios, e explorar as limitações técnicas da Realidade Aumentada no contexto do jogo.