Studying Responses to Norm Violations Using Computer Games

Ano:

2021

Estado:

Finalizada

Autores:

Maria Inês Vilhena de Mendonça Lobo

Orientadores:

Sumário

Alguém que desrespeite normas sociais, infringe princípios de conduta adequada, revelando comportamentos que não deveriam ser aceites numa comunidade. Ainda assim, há estudos que indicam que os violadores de normas são concedidos mais poder do que os cumpridores. Para entendermos o Quando, Como e Porquê destes resultados, implementámos uma ferramenta de investigação na forma de um videojogo. Esta dissertação descreve o processo de desenvolvimento de um jogo multiplayer configurável de gestão de recursos, onde os jogadores podem cumprir ou violar normas durante a coleção e transação de recursos. Dentro do jogo, existe um líder responsável por tirar ou dar poder a outros jogadores, em ações como a distribuição de recursos ou a seleção do próximo líder. Realizámos um estudo com 20 participantes para verificar se a ferramenta criada estava de acordo com estudos anteriores. Os participantes desempenharam o papel de líder, interagindo com dois atores, o violador de normas e o cumpridor de normas. Medimos o poder inferido e concedido a partir de ações do jogo e de respostas a questionários. Os resultados obtidos divergiram de estudos anteriores. Apenas 35% dos participantes selecionaram o violador de normas como líder e grande maioria favoreceu o cumpridor de normas na distribuição de recursos. Dados estes resultados, percebemos que o cenário da nossa experiência era assimétrico - o comportamento do violador de normas era extremamente egoísta em comparação com o do cumpridor. Porém, identificámos alguns participantes que consideraram os violadores de normas mais experientes dentro do jogo e, portanto, mais dignos de poder.