Collaboration analysis in multi-player based simulations

Ano:

2021

Estado:

Finalizada

Autores:

Bruno Filipe da Cruz Carreira

Orientadores:

Sumário

Este trabalho consiste numa abordagem para ajudar criadores de sofwtare interativo a testar cenários indutivos de colaboração. Quando se desenvolve uma simulação de treino para promover trabalho de equipa, os criadores devem ter em atenção não só se os seus cenários promovem colaboração mas também se não a forçam, ou seja, um cenário deve permitir que os utilizadores/jogadores ajam livremente, caso contrário como é que se pode ter a certeza se eles realmente colaboraram ou se apenas foram forçados a agir dessa forma? Ista questão cria um problema, como é que os criadores podem testar os seus cenários relativo à sua capacidade de permitirem e distinguirem diferentes comportamentos? A nossa abordagem é baseada em utilizar comportamentos de dois tipos diferentes de agentes automáticos, um a especificar o Comportamento Ideal, agir colaborativamente, e o outro um exemplo de um Comportameto Não Ideal, agir individualmente. Após o treino dos agentes automáticos e comparando o comportamento nas suas resoluções ótimas em cada cenário com as duas políticas poderemos determinar se os cenários permitiram distinguir entre o Comportamento Ideal e o Comportamento Não Ideal. Com esta abordagem podemos também ordernar os cenários pela sua facilidade nessa distinção. A nossa abordagem é testada em dois ambientes diferentes, um simulador personalizado construído para este trabalho e também o jogo Lab Recruits feito no âmbito do projeto iv4XR.